Alunos do curso de Bartender do Senac, em parceria com a Diageo, fizeram sua primeira demonstração pública, no hall da lanchonete, apresentando uma diversidade de coquetéis sem álcool. O instrutor Fernando Nunes explica que é uma aula prática, aberta, para que as pessoas possam ver a desenvoltura dos alunos. “É uma oportunidade de eles aprenderem a lidar com o verdadeiro público e perderem a inibição. Na prática eles precisam saber vender o drink, preparar e cativar o cliente”, ressalta Fernando.
O instrutor declara que, durante as aulas, os alunos aprendem a fazer seus próprios xaropes à base de frutas, polpas e ervas como canela, anis, tamarindo, cajá, entre outros. “Temos uma variedade de xaropes. Ao todo, foram feitos 32 tipos diferentes de xarope para eles sentirem os aromas e as misturas. Os xaropes são uma das bases dos licores e bitters – mistura preparada para bebidas destiladas.
Formada em gastronomia, a aluna Soraia Jácome estava sem trabalho e viu no curso uma oportunidade, não só de complementar sua formação, como também de conseguir um novo trabalho. “Ainda nem acabei o curso, mas já há propostas de trabalho, e só não aceitei porque não tem como conciliar com as aulas. O aprendizado me proporcionou uma descoberta de sabores, que nunca imaginei que iria gostar, como gym, Campari e vermute. A gente quebra muito paradigma de sabores”. Já a aluna Maria Alice França brinca e diz que virou praticamente uma alquimista. “Aprendi a mesclar vários tipos de bebidas que nunca pensei que podiam dar certo. A experiência com o público está sendo maravilhosa pois me ajudou a a quebrar a inibição”, acrescenta.