Alunos de Gastronomia da Faculdade Senac fazem degustação sensorial do chocolate rosa

    PróximoAnterior
    Mário Wanderley fez degustação de chocolates para alunos de Gastronomia

    Alunos de Gastronomia da Faculdade Senac fazem degustação sensorial do chocolate rosa

    Alunos se surpreenderam com a degustação dos chocolates

    Alunos se surpreenderam com a degustação dos chocolates

    Da História do cacau à prática sensorial do chocolate. Este foi o tema da palestra proferida pelo chocolatier e sócio da MonCher Cafeteria, Mário Wanderley, para os alunos dos curso de Gastronomia da Faculdade Senac, na última sexta-feira (15/03), no auditório do Senac.

    Na ocasião, Mário abordou um pouco da história do chocolate. Ele falou explicou sobre as variedades de cacaueiro e todo o processo de produção do chocolate desde a colheita, passando pela fermentação, secagem, ensacamento e armazenamento, moagem e as variações até achegar ao consumidor. De maneira geral, ele pontuou os processos desde a semente à barra, bem como as formas de se trabalhar e manipular o produto e as possibilidades de se trabalhar com o chocolate na gastronomia.

    Na sequência, Mário fez uma degustação com vários tipos diferentes de chocolates da Barry Callebaut – empresa suíça e uma das maiores processadoras de cacau do mundo, entre eles o famoso ruby, o chocolate que é naturalmente rosa e é uma das tendências para 2019 e já pode ser encontrado em algumas casas que vendem produtos do segmento. Trata-se de uma quarta geração em categoria de chocolates ao lado do ao leite, branco e amargo. Os grãos do cacau que produzem o chocolate rosa podem ser encontrados na Costa do Marfim, no Brasil e no Equador.

    Palestra sensorial do chocolateOs participantes do evento ficaram encantados e se surpreenderam com a degustação sensorial dos produtos apresentados, principalmente do ruby. Segundo o chocolatier, são muitas as possibilidades de se trabalhar com este tipo de chocolate. “O Ruby é o quarto sabor de chocolate que existe no mundo. Ele dá uma maior opção em sobremesas, por ser diferenciado. Não há nada comparado a ele, é algo novo no universo da gastronomia, é uma mudança de paradigma”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar