Caruaru é um dos maiores polos industriais e comerciais do Nordeste e é nesse cenário de intensa atividade econômica que, nos dias 6 e 7/4, das 10h às 22h, os alunos da unidade do Senac em Caruaru vão participar da ação do jovem empreendedor, no Shopping Difusora. O evento marca o encerramento de oito turmas de Aprendizagem dos cursos de Serviços em Vendas, Supermercado e Auxiliar Administrativo. Na ocasião, eles apresentarão empresas fictícias desenvolvidas de acordo com o que foi estudado em sala de aula, tudo com base nas dinâmicas, intervenções dos instrutores, palestras com profissionais de diversos setores do segmento, pesquisa em campo, entrevistas, seminários e demais processos pedagógicos.
A ideia foi que cada turma, que tem em média 30 alunos, elaborasse planos de negócios com toda a sua estrutura organizacional, operacional e administrativa, levando em conta os conceitos de visão e missão. Uma das turmas, por exemplo, criou um aplicativo chamado Ioxe, que rastreia postos de combustíveis e mostra o mais próximo da pessoa, com preços dos produtos, formas de pagamento etc. A coordenadora pedagógica Adenilza Oliveira, considera a experiência muito relevante para o aprendizado: “será um momento importante para socializarmos os resultados exitosos dos projetos que foram pensados e construídos por nossos jovens aprendizes, orientados por nossos instrutores e mediados pelos planos de curso do Senac, desenvolveram competências que consolidam o protagonismo juvenil e as Marcas Formativas do Senac (domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, atitude sustentável e atitude colaborativa).
A ação será aberta ao público e vai contar com 224 alunos, seis instrutores e mais sete empresas criadas, como: Climart – Climatizadores Ecológicos, Hortus – Horta Compacta, CEQUAP – Cursos On-line, Se Oriente! – Consultoria para Supermercados, Atelier Besoin – Loja Atelier para Deficientes, Sukin – Sucos Naturais e SIH – Soluções Tecnológicas para Supermercados.
Paralelo às apresentações, os jovens aprendizes, homenagearão pequenos e médios empresários da região reconhecidos pela história de trabalho e trajetórias de sucesso. A escolha dos homenageados, realizada pelos próprios alunos, foi resultado de uma pesquisa de mercado que teve como premissa destacar um (a) empresário (a) desconhecido(a) da mídia e que realize um trabalho significativo como empreendedor. Relatos, fotos e demais registros validaram os nomes indicados. Na lista, Maria de Fátima Nunes da Silva (La Mayara), Paulo Elias (Rural shop), Vaneide Alves de Macena (Hastgaçai), Emanuel Marlos S da Silva, (Supermercado Ideal), Jozias Leandro Farias Souza (Salão Cabeça), Hudson Rosa (Navy Way) e Alex Sousa da Mata (Alex Restaurante).