Uma ação social em prol dos pacientes da pediatria do Hospital da Restauração reuniu chefs, amantes de uma boa massa e alunos da Faculdade Senac na 6ª Macarronada do Bem. O evento, realizado no dia 23 de novembro, no Porto Fino Recepções, em Casa Forte, foi promovido pela Associação dos Amigos da Pediatria do Hospital da Restauração (AAP-HR) em parceria com a faculdade. Cerca de 100 estudantes dos cursos de Gastronomia e de Eventos da instituição participaram do projeto na produção dos pratos e na organização do evento, respectivamente. Mais de 200 pessoas estiveram presentes e toda a renda arrecada com a venda dos ingressos foi revertida em prol das crianças assistidas pela AAP-HR.
A macarronada juntou dez chefs renomados, entre eles, Cesar Santos, Luciana Sultanun, Robson Lustosa, Claudemir Barros, André Saburo e Claudia Freire, que prepararam um buffet com menu variado: uma mesa de frios com embutidos, tortas salgadas, saladas, molhos e quiches. Tudo à disposição desde o início do evento. Em seguida, foram servidas as massas (espaguete e pene) acompanhadas por dez opções de molhos, cada um produzido por um chef.
Para a coordenadora do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, “a experiência de vivenciar um evento fora de sala, real, é muito rica para os alunos. Além disso, há o ato de doar”. A chef e professora da faculdade Luciana Sultanum também esteve presente e concorda com a coordenadora sobre a experiência profissional para os estudantes. “Participar de um evento de cunho social serve para conscientizá-los sobre a solidariedade, outro aprendizado foi o fato de trabalharem numa grande equipe, sendo coordenados por grandes chefs da gastronomia pernambucana”, disse.
O desempenho dos alunos recebeu reconhecimento, pois, segundo Saltanum, os chefs elogiaram o trabalho na cozinha e na organização. Na Macarronada do Bem, o aluno William Carneiro pôde contribuir com a elaboração dos pratos e gostou da experiência. “Eu gostei muito porque foi novidade para mim e pude sentir como funciona uma cozinha industrial. Quanto ao contato com os chefs, é sempre importante, porque, além de nos inspirarem, eles também deram dicas, e pudemos fazer algumas perguntas”, comentou.
Solidariedade – A Macarronada do Bem já beneficiou centenas de crianças que são atendidas no Hospital da Restauração. O projeto surgiu a partir de uma ação parecida que já era realizada em Florianópolis, Santa Catarina. A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros, todos os insumos utilizados para a confecção dos pratos são doados por patrocinadores e os chefs participantes são voluntários. Com isso, 100% da renda é destinada à assistência social.
Sobre a AAP-HR – A Associação Amigos da Pediatria do Hospital da Restauração é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que existe desde 1997 e foi criada por profissionais da clínica pediátrica do hospital. Sua sede funciona no HR. Com a renda arrecadada pela edição da Macarronada deste ano, cerca de 150 crianças internadas no hospital serão assistidas. A assistente social Edilene Cabral é sócia fundadora da associação, está a frente do projeto e classificou como positivo o evento deste ano. “Com a crise, esse ano tivemos um contexto diferenciado, mas apesar disso, o evento foi maravilhoso”, disse.