Aluno de Design de Moda do Senac em Caruaru ressignifica o uso da renascença

    PróximoAnterior

    Aluno de Design de Moda do Senac em Caruaru ressignifica o uso da renascença

    Rafael Leite é de Poção/PE e  recria obras de arte

    Desenvolver habilidades ao longo do curso e aprimorar as técnicas, para me destacar no cenário da Moda e Cultura em geral”. É com esse objetivo que o artesão Rafael Leite viaja quase cinco horas por dia, de Poção até Caruaru, para cursar Design de Moda na Faculdade Senac. Ele criou sua primeira peça aos 7 anos, atendendo sugestão da avó. Hoje, aos 25 anos, tem trabalhos que fizeram parte de cenários de uma novela e de uma coleção lançada em São Paulo.

    Rafael Leite está no primeiro módulo do curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru. A decisão de fazer a graduação em Moda no Senac surgiu em 2023 e foi preciso esperar o processo seletivo de 2024, porque ele queria a melhor opção. “Eu pesquisei com outras pessoas, entrei em contato com ex-alunos e com alunos que cursavam e vi que o Senac era referência mesmo e resolvi fazer “, afirmou o estudante.

    Para o coordenador dos cursos do eixo de Moda do Senac em Caruaru, Luiz Clério, o curso vai além do conhecimento de técnicas, até porque, em um futuro próximo, essas técnicas operacionais podem ser executadas por um sistema de inteligência artificial. “Temos uma proposta de estímulo ao aluno, de provocação, para que ele entenda que não está se construindo um profissional estático e simplesmente um contribuinte de uma indústria. Ele ou ela é muito mais do que esse contribuinte, pode se descobrir em novas possibilidades, pode criar ou inventar, produzir, empreender, pode atuar em uma área e depois atuar em outra”, destacou Luiz Clério.

    Releitura – O estudante Rafael Leite mora em Poção, cerca de 200 quilômetros de Caruaru. Conhecida como a “Capital da Renda Renascença”, lá a tradição é repassada de geração em geração. Historicamente, desde a época do Brasil Colônia, só as mulheres trabalhavam com renascença, mas isso não intimidou Rafael. A primeira peça ele fez aos 7 anos, incentivado pela avó. Em 2021 ele foi convidado para participar do projeto de qualificação profissional chamado “Mãos que Criam”, que visava preparar artesãos para o mercado empreendedor.

    Por também ser apaixonado por arte, Rafael Leite decidiu apresentar, no encerramento do curso, uma releitura de uma obra de arte. A obra escolhida foi o “Abopuru” de Tarsila do Amaral. “Eu vi nele tudo o que eu queria mostrar através da renda: uma obra de arte, representatividade do Nordeste, da cultura e da tradição em uma mesma obra”, explicou Rafael.

    E foi essa peça que foi parar nos cenários da novela Mar do Sertão e no acervo pessoal de Claudia Raia, que produziu e protagonizou o musical “Tarsila, a Brasileira”. Ao conhecer pessoalmente a atriz, ele levou mais um quadro feito de renascença com uma releitura de outra obra de Tarsila, desta vez foi “A Negra”.

    Os trabalhos de Rafael Leite também estão presentes na nova coleção da marca “Pernambucana da Gema”, como parte do Projeto “Carrancas do Rio São Francisco” onde ele produziu máscaras de carrancas em renda renascença. A coleção foi apresentada no Festival Nordestesse, em São Paulo, em março deste ano.

    Graduação – A correria para desenvolver e divulgar o seu trabalho e estudar, vale a pena, segundo Rafael. Para ele, há dois motivos para fazer essa graduação: “Ter conhecimento para, de alguma forma, contribuir para manter a cultura da renascença viva, já que no Senac eu tenho um conhecimento mais aprofundado, trazendo esse novo olhar para a renda renascença. E de outro lado, a esperança de que, futuramente, todo esse esforço me trará conforto, porque eu acredito que a educação transforma vidas”, explicou.

    O curso de Design de Moda do Senac tem cinco módulos, com previsão de conclusão em dois anos e meio. Além dos componentes curriculares, há projetos e eventos nos quais os professores incentivam a participação dos discentes. O estudante de Design de Moda do Senac ainda recebe uma certificação intermediária de qualificação profissional em Modelagem ao concluir o 3º módulo. São quarenta vagas para o curso, que tem aulas presenciais à noite. Os interessados podem se inscrever acessando o site www.pe.senac.br/vestibular.

     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar