Na noite de ontem (9), os participantes da 25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education (AIED) desfrutaram de uma recepção calorosa no Restaurante Catamaran, no Cais de Santa Rita. O evento, repleto de cultura pernambucana, contou com apresentações de frevo, passistas e bonecos gigantes de Olinda, proporcionando um momento de descontração e integração. Além da confraternização, o local foi palco para a sessão de pôsteres, onde mais de 60 trabalhos foram apresentados, compartilhando estudos e inovações na área de inteligência artificial aplicada à educação.
Representando o Senac Nacional, patrocinador master do evento, Yuri Oliveira Lima, da Gerência de Prospecção e Avaliação, apresentou o pôster intitulado “Estimating the Impact of Automation on Vocational Education and Training Courses’ Curricula”. O estudo analisou o impacto da automação nos currículos de educação profissional.
Em seu pôster, Yuri Lima conduziu uma pesquisa aprofundada para compreender o impacto das tecnologias de inteligência artificial nos cursos oferecidos pelo Senac.
“Foram analisados 35 cursos técnicos, abrangendo cerca de 2.100 indicadores de competência. A avaliação utilizou tecnologias de IA generativa, como computação em nuvem e o ChatGPT, para entender como esses cursos poderiam ser afetados ou modificados pelas novas tecnologias emergentes. O trabalho inovador realizado pelo Senac está gerando discussões relevantes nessa área”, avaliou.
A gerente de Tecnologias e Desenhos Educacionais do Departamento Nacional do Senac, Daniela Papelbaum, elogiou a 25ª AIED e destacou a importância da participação do Senac no evento. Ela pontuou a necessidade de compreender como a inteligência artificial está influenciando a educação e as práticas pedagógicas nas salas de aula. Segundo ela, “É essencial explorarmos como nossas escolas, professores e supervisores podem aproveitar as facilidades e oportunidades oferecidas pela inteligência artificial, tornando a experiência de aprendizagem mais envolvente para nossos alunos. Nosso objetivo primordial é elevar significativamente a qualidade da educação profissional que oferecemos no Brasil”.
Segundo dia – Hoje pela manhã (10), a conferência iniciou com a palestra inspiradora “Inteligência Artificial na Educação e Políticas Públicas: Um Caso de Brasil”, com o professor de Ciência da Computação e Tecnologia de Aprendizagem da Universidade de São Paulo (USP), Seiji Isotani. Ele apresentou estudo sobre como a “AIED Desconectada” foi usada para integrar IA em escolas brasileiras, melhorando a escrita dos alunos e mitigando os impactos da COVID-19. Os resultados mostraram benefícios substanciais em eficiência e alcance educacional.
Sob o tema ‘IA na Educação para um Mundo em Transição’, a 25ª International Conference on Artificial Intelligence in Education acontece até esta sexta-feira (12). O evento proporciona um espaço rico para discussões e apresentações que prometem moldar o futuro da educação na era digital. Esta edição já se destaca como uma das maiores da história, reunindo mais de 500 participantes de 41 países. Pela primeira vez, os brasileiros representaram cerca de metade do público, evidenciando o crescente interesse do país no tema. O principal objetivo da conferência é democratizar o acesso à educação e discutir os impactos da inteligência artificial na sociedade.