“O ensino da radioatividade nos cursos de formação de professores de química no estado de Pernambuco” foi o tema da quinta palestra realizada na sala Tracunhaém, no Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Roberta Silva, mestranda pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), apresentou um recorte da sua tese e falou sobre a importância do ensino da radioatividade nas universidades de química. Segundo ela, os professores são formados com uma orientação superficial sobre o tema e, por isso, não conseguem torná-lo atrativo aos alunos.
Kátia Aquino, pós-Doutora em Educação Tecnológica e orientadora do trabalho de Roberta Silva, acha fundamental que os alunos passem por todos os estágios da aprendizagem, e um deles é essa apresentação oral. Para ela, o fato de sua orientanda apresentar sua pesquisa no congresso é essencial. “É um evento de grande porte com professores de diversas áreas e, para mim, um dos mais importantes de Pernambuco. Aqui, há troca de conhecimento e muitas ideias de pesquisa podem nascer.”, destacou.