A ciência como base para o desenvolvimento tecnológico

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    A ciência como base para o desenvolvimento tecnológico

    Professores trouxeram ao debate o quanto a ciência faz parte do cotidiano das pessoas e está ligada diretamente a toda inovação

    A importância do conhecimento Científico para a Inovação e o desenvolvimento de novas Tecnologias foi tema da prosa realizada manhã deste último dia do XIX CITE e contou com a participação dos professores da Universidade Federal de Rural de Pernambuco, Ana Ribeiro, Renata Oliveira, Marcos Sobral, Marcelo Marinho.

    Os professores trouxeram ao debate o quanto a ciência faz parte do cotidiano das pessoas e está ligada diretamente a toda inovação. “Existem novas tecnologias que estão sendo aplicadas diariamente. A gente fala muito de inteligência artificial, de learning analytics, mas por trás de tudo isso há pesquisa científica que proporcionou essa inovação,” enfatizou o professor Marcelo Marinho.

    Os presentes tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre a importância de respeitar o espaço do ser humano e o papel da pesquisa na busca pela inovação na educação. “ O condutor da inovação dentro da organização é o ser humano, não existe organização sem seres humanos, e toda e qualquer inovação nasce das pessoas para ser difundida dentro dos espaços”, salientou professor Marcos Sobral.

    Durante o encontro a professora Renata Oliveira apresentou o Programa de Inovação e Tecnologia, Prints, desenvolvido pela UFRPE e o Sistema Fecomércio que tem como objetivo  promover instrumentos que estruturem um ambiente empresarial criativo e inovador, demonstrando que é possível unir a pesquisa científica como base para o desenvolvimento tecnológico.

    Ao final da palestra, a professora Ana Ribeiro externou a necessidade de se replicar o entendimento da complementariedade entre a ciência e a inovação na educação para se obter como resultado. “ Esperamos que a partir daqui possam promover um debate, promover uma discussão contribuir para a produção de conhecimento para a evolução da educação e que se transforme em ações educativas”, finalizou Ana Ribeiro

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