Conhecida por reunir participantes em uma maratona de 48 horas para a criação e desenvolvimento de jogos digitais, a Global Game Jam, presente em mais de 100 países, aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Recife, na unidade do Senac do Espinheiro.
Com patrocínio da Manifesto Games, Pizzalize Social Media, Unreal Engine e biscoitos D-Tone, da Vitarella, esta edição chegou à capital pernambucana após uma parceria entre o Senac e a International Game Developers Association (IGDA), associação de desenvolvedores autônomos de games. O evento, gratuito, visa impulsionar o mercado local e despertar novos talentos do segmento de jogos e contou com 70 participantes, distribuídos em sete equipes. Os grupos se reuniram e desenvolveram sete games sob a inspiração do tema “Transmissão”. Foram quatro processos: planejamento, criação, desenvolvimento e apresentação.
“A Global Game Jam é uma oportunidade para quem pretende explorar seu poder de criatividade e inovação na área de games, tanto profissionais quanto aprendizes. A nova edição do evento vem em um bom momento, já que o mercado de games está em ascensão no Brasil”, comenta o analista de Educação Profissional do Senac, Thiago Cabral, um dos organizadores do evento.