Arretado Supermercado: alunos de Aprendizagem apresentam projeto

    PróximoAnterior

    Arretado Supermercado: alunos de Aprendizagem apresentam projeto

    Antes de partirem para a fase de prática nas empresas, os alunos de Aprendizagem mostram o que aprenderam em sala de aula. Para isso, eles têm que elaborar e executar o plano de negócios de uma empresa. No dia 23 de agosto, os 40 alunos da turma do curso de Aprendizagem Comercial em Serviços de Supermercado da Unidade de Educação Profissional do Recife (UEP Recife) apresentaram o projeto que foi pensado por seis meses e produzido em duas semanas: o Arretado Supermercado. Um estabelecimento fictício com direito a mercearia, estoque, frios, hortifruti, padaria, prevenção e perdas, bazar (produtos para o lar), caixa, departamento administrativo e gerência. Tudo isso montado dentro da sala de aula, que foi  transformada num grande supermercado.

    Um dos “gerentes”, o estudante Gregory Felipe, disse que a experiência de cada componente do grupo ajudou para tornar o Arretado mais eficiente. “Foi uma ideia bem fácil, porque todos já tiveram um primeiro momento numa empresa e observaram falhas lá, então a gente uniu tudo isso e conseguiu montar o nosso supermercado”, disse. O intuito era criar uma empresa que tivesse pontos inovadores. Os caixas de autosserviço, por exemplo, permitiam que o cliente passasse suas próprias compras sem precisar de um atendente.

    Além do supermercado, os estudantes criaram o App Arretado, um aplicativo que proporcionava ao usuário a oportunidade de ver os preços, peso, marca e fotos dos produtos que estão nas gôndolas pelo celular, com a leitura de um QR Code. Weslley Raphael, o criador do app, explicou como teve a ideia: “eu pensei mais nas perdas que o cliente tem quando vai no supermercado e não encontra o produto ou as informações sobre ele nas prateleiras”.

    Jane Sueli foi uma das professoras que acompanhou a turma. Para ela, o projeto tem a função de tornar o aprendizado mais eficaz e fazer o estudante compreender melhor os processos. “A importância vem da consolidação do conhecimento que eles tiveram durante a aprendizagem. Nessa fase, eles conseguem fazer a junção de todos os processos de produção de uma empresa”, concluiu.

     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar