Metodologias de trabalho que tenham vínculos com motivação, liderança e relações interpessoais são fatores importantes na construção de uma gestão escolar eficiente. Esses foram alguns dos pontos debatidos pelo professor Gustavo Moretto, do Distrito Federal, na oficina “Desafios da gestão escolar na busca do aprimoramento constante”.
Moretto ressaltou a importância de saber administrar uma escola, saber agir e ter a capacidade de criar projetos eficazes. “A posição de um líder é muito importante nesse processo. O educador está preparado para ser professor, e isso não é suficiente para ele ser um gestor”. Segundo ele, é necessário estimular a autonomia, mas também estabelecer metas. “É preciso que a equipe tenha independência. Um gestor eficiente é quase dispensável na rotina de uma instituição”.
Ele também falou sobre as características importantes no perfil do profissional de gestão na relação com os professores e o quanto o uso do elogio pode ser eficaz quando feito de forma estratégica. “Para adquirir maturidade profissional, o gestor precisa falar menos e ouvir mais. Para a postura do professor ser mudada, o gestor precisa mudar primeiro. Os profissionais têm a necessidade de receber elogios e reconhecimento do trabalho que fazem, mas isso tem que ser usado de forma moderada, para assim, promover resultados na instituição”.