Foi conhecido hoje (20/12) o grande vencedor da 2ª edição do Early Stage, programa de incentivo ao empreendedorismo e à inovação promovido pelo Sebrae e Incubadora do Senac, a i.de.i.a.S. A Startup Pyro Alert conquistou o primeiro lugar, vencendo outros 9 concorrentes, e garantiu uma vaga no programa de Pré-Incubação em 2025. O projeto consiste em um sistema de detecção e alerta de incêndios utilizando inteligência artificial e machine learning.
O Early Stage é um programa de incentivo ao empreendedorismo, voltado para alunos e egressos do Senac Pernambuco, que tem como objetivo identificar, desenvolver e preparar projetos para ingressar no ecossistema de inovação do Estado, conectando ideias promissoras a oportunidades de mercado. Na competição, cada equipe teve o tempo de cinco minutos para apresentar seu projeto a uma banca de avaliadores, formada por Pedro Casé, gestor de Fomento Universitário da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI); Edgar Andrade, head da Startupbootcamp no Brasil e sócio fundador do Fab Lab Rec; Eduardo Benfica, chefe do Escritório de Difusão Regional Nordeste do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e João Agripino, sócio fundador da Urja Social.
Para a gestora do Mediotec Recife, Leda Campos, a participação em eventos como esse estimula os alunos a pensarem soluções inovadoras. “Esse é um momento muito especial para os estudantes pois cria uma conexão tecnológica importante com o mercado que vai mobilizar ainda mais o conhecimento desses jovens”, afirma Leda.
No segundo lugar, o resultado foi empatado com duas startups: Calmind, uma plataforma voltada para o bem-estar mental, e Critic Level, uma plataforma de avaliação de jogos onde o foco é ajudar desenvolvedores independentes que precisam de visibilidade para divulgar seus games. O terceiro lugar ficou com a startup TROQUEI, uma plataforma que incentiva a troca de produtos usados, promovendo o consumo consciente. Essas equipes também garantiram uma vaga no programa de Pré-Incubação na i.de.i.a.S em 2025.
“Os projetos são incríveis. Os estudantes estão preparados e estou achando que pode surgir negócio por aí. O Senac precisa continuar com essa proposta forte, instigando e estimulando esses jovens a se conectarem com problemas reais e criarem soluções para esses problemas”, afirma Edgar Andrade, um dos avaliadores do Early Stage.