O auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac PE (ICT) foi palco, na manhã desta quinta-feira (7), da cerimônia de premiação das Melhores Práticas Docentes com o Uso de Tecnologias Digitais. O evento, promovido pelo Departamento Nacional do Senac, foi realizado durante o festival REC’n’Play. Professores dos três núcleos da instituição, Norte/Centro-Oeste, Nordeste e Sul/Sudeste, estiveram presentes.
Daniela Papelbaum, gerente de Tecnologias e Desenhos Educacionais do Departamento Nacional do Senac, ficou responsável pela entrega dos troféus. Durante a cerimônia, ela compartilhou sua visão sobre a importância dessa iniciativa. “Esse compartilhamento de práticas é essencial. E o que vocês trazem aqui é muito especial. A gente, como instituição de educação, tem que colocar o nosso ator principal, que são vocês, professores, para educar também outros professores, compartilhando experiências”, afirmou Daniela.
Esta foi a primeira vez que o Departamento Nacional do Senac realizou a premiação. A intenção é torná-la um evento anual. Ao todo, foram mais de 60 práticas inscritas, culminando na seleção de 18 finalistas, avaliadas por sua inovação na aplicação de métodos de ensino inovadores. As duas melhores práticas de cada um dos três núcleos do Senac foram premiadas, totalizando seis troféus. Já as 18 práticas finalistas serão compiladas em um ebook, que será disponibilizado a partir de 2025 no Espaço Docente, site do Senac que reúne materiais pedagógicos destinados a professores, supervisores e técnicos da instituição.
Os professores premiados foram Samara Castro (Senac AM), com o projeto ‘Os 17 ODS – Desenvolvimento de Protótipos de Soluções Utilizando Canva, CorelDraw e Office 365’; Thiago Almeida (Senac MS), com o projeto ‘Fábrica de Software – Inovação e Soluções Reais para a Comunidade e o Mercado de Trabalho’; Elisângela Bezerra (Senac RN), com o projeto ‘Google Earth como Ferramenta para Construção de Roteiro Turístico’; Henrique Clementino (Senac RN), com o projeto ‘SuperLab Terra do Sol’; Evandro Ornelas (Senac MG), com o projeto ‘Tecnologia em Prol da Inclusão: Personalização da Aprendizagem por Meio do Tinkercard e Impressão 3D’; e Maicon Pereira (Senac MG), com o projeto ‘Segurança 4.0 – Tecnologia Digital a Serviço do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais’.
Samara Castro compartilhou sua emoção ao receber o reconhecimento. “É uma sensação de orgulho, especialmente por estar aqui representando o Amazonas. Há muitos docentes ao redor do Brasil que mereciam estar aqui também, porque temos muitos projetos valorosos e criativos”, afirmou Samara. Já Thiago Almeida expressou sua gratidão pelo prêmio recebido. “Estamos sempre em sala de aula procurando fazer o melhor para os nossos estudantes. Aplicamos as tecnologias que utilizamos no Senac em projetos reais que atendem à comunidade”, disse.
Elisângela Bezerra destacou a importância desse reconhecimento para os professores. “Poder replicar tanto as práticas que eu vi sendo apresentadas quanto a minha própria prática é uma forma de inspirar outros docentes”, pontuou. Henrique Clementino, por sua vez, falou da alegria de participar da premiação em pleno REC’n’Play. “Qualquer adjetivo que utilizar pode ser pouco perante tudo que se sinto nesse momento. É uma honra e satisfação enorme. Sinto muita alegria por ter celebrado este momento de compartilhar conhecimentos e também por poder passar um pouco do que eu sei e do que foi trabalhado com minha turma”, declarou.
Evandro Ornelas ressaltou o impacto positivo de seu trabalho. “Ver pessoas reais utilizando os materiais que estamos produzindo e tendo acesso a tipos de materiais que antes não teriam é algo que nos deixa muito orgulhosos. É uma honra contribuir e servir ao próximo”, frisou. Já Maicon Pereira lembrou de todo o caminho percorrido até a premiação. “Quando chegamos nesse ápice da apresentação, vemos toda a trajetória que passamos com os alunos e todos os desafios que tivemos ao longo do processo. Ver que deu certo é muito gratificante. Melhor ainda é ter certeza de que isso pode ser aplicado por outros professores”, finaliza.
Todos os seis troféus entregues na premiação foram produzidos de forma sustentável no laboratório de prototipagem do Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac Pernambuco. Para a confecção das peças, foram utilizadas ferramentas digitais e também uma impressora 3D. “A gente desenvolveu o design embasado em toda a premissa do Senac e também em sua identidade visual”, explica Samantha Pimentel, que coordenou os alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) responsáveis pela produção.