13ª edição do Festival Volta ao Mundo é lançada com coquetel no Mascate

    PróximoAnterior

    13ª edição do Festival Volta ao Mundo é lançada com coquetel no Mascate

    Evento reuniu diretoria do Sistema Fecomércio, além de autoridades e parceiros

    O Senac Pernambuco promoveu na noite dessa terça-feira (29), no Mascate Restaurante-Escola, um coquetel especial para marcar o lançamento do Festival Volta ao Mundo. O evento gastronômico, que todo ano homenageia a culinária de diferentes países, chega à sua 13ª edição destacando os sabores da Alemanha, França, China e Japão. O festival será realizado no Mascate de 4 a 29 de novembro.

    Realizado pela primeira vez desde o lançamento do Volta ao Mundo, o coquetel reuniu a diretoria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, além de autoridades, parceiros e imprensa. Chefs que participarão do festival, assim como professores, instrutores e alunos dos cursos de Cozinheiro, Garçom, Bartender e Barista do Senac Recife, também estiveram presentes.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou a satisfação em receber os convidados no Mascate e disse que o Festival Volta ao Mundo ajuda a fortalecer a formação dos futuros profissionais. “Esse evento não é apenas uma oportunidade para explorar a gastronomia de diferentes países, mas também um espaço de aprendizado prático, onde nossos alunos e instrutores mergulham em novas técnicas, sabores e experiências”, afirmou Peixoto.

    “Estamos felizes em proporcionar ao público a chance de vivenciar a cultura dessas quatro nações, enquanto reforçamos nosso papel na qualificação profissional para o setor de turismo e gastronomia. Desejo a todos uma excelente jornada gastronômica pelo mundo e parabenizo nossa equipe e parceiros por mais uma edição deste evento de sucesso”, completou o presidente.

    Durante o coquetel, o diretor de Educação Profissional do Senac PE, Eliezio Silva, lembrou a essência multifacetada do evento, que vai além de um festival gastronômico e se torna uma verdadeira jornada pedagógica, cultural e de formação profissional. “O Volta ao Mundo é um encontro de saberes e sabores, nos convidando a explorar tradições, histórias e culturas. E o compromisso do Senac continua o mesmo: proporcionar uma experiência extraordinária”, declarou Eliezio.

    O deputado estadual Antônio Moraes (PP), um dos convidados do coquetel, ressaltou a importância do Festival Volta ao Mundo e do papel do Senac na formação de mão de obra qualificada para o setor de turismo em Pernambuco. “Somos um estado de turismo muito forte e essa escola tem uma importância fundamental para atender essa demanda que temos aqui nos novos hotéis e nos polos de desenvolvimento do turismo no interior e na orla marítima”, frisou.

    Já o vereador Marco Aurélio Filho (PV) destacou a relevância do Sistema Fecomércio na promoção de oportunidades e o impacto transformador do Senac no desenvolvimento profissional dos pernambucanos. “Participar da décima terceira edição desse festival, além de ser um fomento à cultura, é também de muito aprendizado para esses alunos. É uma vivência para eles que vão estar no mercado de trabalho extremamente capacitados”, disse o vereador.

    A cônsul-adjunta do Consulado Geral da França no Recife, Elsa Sobral Noura, também esteve presente no coquetel. Ela celebrou a parceria duradoura entre o país europeu e a capital pernambucana, especialmente no intercâmbio de conhecimentos na área de gastronomia e formação profissional. “Trouxemos o nosso chef francês, o Julien, para poder dar dicas aos estudantes e aos chefs pernambucanos. Esperamos que esta parceria continue por muitos anos”, afirmou Elsa.

    Morando no Brasil há 14 anos, o chef Julien Duvernoy diz que está muito entusiasmado por poder participar do Festival Volta ao Mundo. “Eu não conhecia o Senac, então aproveitei e já fiz uma visita à cozinha para conhecer o espaço, conhecer os chefs e os cozinheiros de lá. Espero que chegue rápido esse momento para que eu possa compartilhar com eles um pouco da minha experiência, do meu conhecimento da cozinha francesa”, finaliza o chef.

    PROGRAMAÇÃO – Quem abre a programação do Festival Volta ao Mundo é o Japão, de 4 a 8 de novembro, tendo como convidado o chef Valter Santos. De 11 a 14 de novembro, é a vez da Alemanha. Em uma parceria com o consulado do país, o Mascate trará o chef Patrick Schulke. Já a terceira semana do evento, de 18 a 22 de novembro, será dedicada à França, com a participação do chef Julien. E encerrando a programação, de 25 a 29 de novembro, o público poderá conferir os sabores da China, com o chef Leandro Ricardo assinando um dos pratos.

    O Festival Volta ao Mundo acontece durante o horário de funcionamento do Mascate Restaurante-Escola do Senac, das 12h às 15h, com preço fixo de R$ 69,90. Um menu completo será servido, composto de drinque, entrada, prato principal, sobremesa e café. Durante o período de realização do evento, o Restaurante-Escola não oferecerá buffet. O serviço será à la carte, todo dedicado ao festival.

    SERVIÇO
    Festival Volta ao Mundo (13ª edição)
    Quando: de 4 a 29 de novembro
    Local: Mascate Restaurante-Escola do Senac
    Endereço: Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro, Recife
    Horário de funcionamento: das 12h às 15h

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar