O Sistema Fecomércio PE, por meio do Senac, assinou um protocolo de intenções com a SEA Asociación de Centros de Idiomas, ligada ao governo argentino, durante a jornada de capacitação Destino Argentina: Língua e Cultura, hoje (15), na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, no bairro do Recife.
A parceria consistirá na capacitação de docentes, internacionalização da instituição, promoção da mobilidade acadêmica e intercâmbio cultural entre brasileiros e argentinos. Com validade inicial de três anos, o protocolo irá fortalecer os laços educacionais entre Brasil e Argentina e abrir portas para ações conjuntas que serão detalhadas em futuros acordos.
Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, destacou a importância da iniciativa e a parceria de longa data com o país vizinho. “É com muita honra que firmamos essa parceria com a Argentina, já temos uma parceria antiga com o consulado e estamos muito felizes em assinarmos esse protocolo que vai agregar muito aos nossos alunos e docentes. Tudo começa pela educação e essa iniciativa vai ser muito importante para o Senac como um todo. Que esta seja apenas o início de tantas parcerias que faremos futuramente”, disse.
Para Juliana Grande, cônsul da Argentina no Recife, “esse acordo reflete um trabalho conjunto que a gente (Senac e Consulado) vem fazendo há muito tempo. Eu acredito muito no valor da educação e da integração dos povos através dela. Esse acordo vai permitir que a unidade de Idiomas do Senac possa ampliar a oferta de cursos e que os alunos possam fazer um intercâmbio, ter uma troca cultural mais intensa e possam gerar novas oportunidades para eles”.
O presidente da SEA, Marcelo García, também comemorou o convênio. “Estamos concretizando um trabalho entre diversas instituições envolvidas que vai gerar frutos para todo o setor produtivo, não somente para a cultura ou para a língua”.
Participaram da assinatura Rosa Nogales, diretora do Instituto Cervantes; Carolina Bello, assessora de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE); Cristiane Costa, diretora de Relações Internacionais da UFPE; Kenys Bonatti, Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco; e o diretor regional e o de Educação Profissional do Senac Pernambuco, Regivan Dantas e Eliezio Silva, respectivamente.