Foram mais de 20 mil alunos participantes na 9ª Maratona CiberEducação da Cisco, oriundos de 180 academias presentes nos 26 estados do Brasil. E o Senac foi a Rede com maior número de concluintes no desafio. Dentre as Academias Cisco do Senac no país, o Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT Senac-PE ficou em primeiro lugar, seguido do Pará e de São Paulo. Realizada pelo Programa Cisco Networking Academy (NetAcad) e Brasil Digital e Inclusivo, a Maratona visa desenvolver novos talentos em segurança cibernética para atender à crescente demanda por profissionais no mercado.
Para manter os alunos engajados na competição, o coordenador do ICT Senac-PE, Carlos Eduardo Soares, ressalta a contribuição dos docentes Ricardo Ferreira, Ivo Leonardo, Ítalo Nunes, Rafaela Leandra, Felipe Prazeres, Vinícius Dantas, Altemar Antônio e Thalyta Robertta, todos de diferentes unidades do Senac em Pernambuco. “Os alunos precisavam estudar sozinhos, mas os docentes foram essenciais para incentivá-los. Este primeiro lugar é resultado de um trabalho coletivo”, comemora.
A Maratona foi a primeira fase do Programa CiberEducação da Cisco, registrando 6.000 alunos concluintes. Destes, 1.500 foram selecionados para seguirem nas etapas seguintes. A segunda, que teve a aula inaugural ontem (14/10), foca na formação profissional dos selecionados. Após a conclusão da formação, os participantes poderão ser encaminhados para oportunidades de estágios e empregos, na terceira fase, facilitando a entrada no mercado de trabalho. Esse ciclo não apenas amplia as perspectivas profissionais dos alunos, mas também fortalece a indústria de segurança cibernética com profissionais qualificados.