Priscilla Mendes, professora da Faculdade Senac Pernambuco, abordou em sua palestra a importância de integrar tecnologia, inclusão social e sustentabilidade no contexto educacional. A apresentação, realizada na manhã desta sexta-feira (20) durante o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação, trouxe reflexões sobre a chamada “efetividade digital” e a construção de um futuro equitativo.
A professora enfatizou que, embora a transformação digital seja um tema amplamente discutido, na prática, apenas uma parte da população está se beneficiando dessa evolução tecnológica. “No dia-a-dia, apenas os capacitados estão se transformando. A gente vê que existem minorias marginalizadas que não alcançam esse desenvolvimento tecnológico”, alertou.
“É preciso que a gente pense, até na área da educação mesmo, que os interesses do coletivo precisam se sobrepor aos interesses individuais”, conta. Priscilla trouxe à tona também a realidade de muitos indivíduos que enfrentam barreiras para acessar tecnologias digitais.
“Existem ainda muitas mulheres, pessoas de comunidade, pessoas com deficiência e pessoas 60+ ou 70+ que não têm esse acesso. É como se houvesse uma exclusão. Existe uma exclusão social que acaba impactando também numa exclusão digital”, afirma.
Segundo Priscilla, para alcançar uma efetividade digital real, é necessário promover o acesso à tecnologia e entender como esse acesso pode mudar comportamentos e construir repertórios.