Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no campus de Vitória de Santo Antão, o engenheiro agrônomo José Carlos da Costa falou nesta sexta-feira (20) sobre aquaponia, tecnologias e inovação para a educação inclusiva. A apresentação foi realizada pela manhã, no Espaço Ecossistemas Educacionais, no último dia do XX Congresso Internacional de Inovação na Educação.
Durante a palestra, José Carlos explicou que a aquaponia é a combinação da criação de peixes com o cultivo de hortaliças, criando um sistema sustentável onde os dejetos dos peixes servem como nutrientes para as plantas. “A gente vai utilizar algumas bactérias que vão quebrar essa ureia em nitrato, que é o principal nutriente para que as plantas possam crescer”, explicou.
O foco da palestra foi um projeto inovador que visa preparar pessoas com deficiência e aquelas que vivem em zona rural para o mercado de trabalho. O projeto combina tecnologia assistiva com formação prática, permitindo que os participantes cultivem e produzam seu próprio alimento em suas comunidades.
Segundo José Carlos, projetos de aquaponia têm sido utilizados cada vez mais como ferramentas educativas, ensinando sobre sustentabilidade, biologia e nutrição, além de permitir a geração de renda através da venda dos produtos cultivados.