Primeiro dia da Missão Técnica: degustações e imersão cultural no Vale do São Francisco

    PróximoAnterior
    Degustações e imersão cultural no Vale do São Francisco

    Primeiro dia da Missão Técnica: degustações e imersão cultural no Vale do São Francisco

    Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Vale do São Francisco se transforma no cenário de uma experiência singular com a realização da Missão Técnica de Turismo Enogastronômico. O evento, que faz parte do Plano Diretor de Gastronomia (PDG) do Núcleo Nordeste, coordenado pelo Senac BA, reúne representantes do Senac de todos os estados do Nordeste com o objetivo de explorar as riquezas locais, estimular o desenvolvimento regional e aprimorar as competências dos docentes do Senac na Educação Profissional.

    Ontem (13), o primeiro dia do evento começou com uma recepção cultural no Centro de Enogastronomia José de Souza Coelho, no Complexo Senac Petrolina. Os participantes foram introduzidos às especialidades do Sertão através de uma apresentação cultural e degustação de produtos locais, destacando a riqueza da viticultura, vinicultura e fruticultura da região.

    Degustação de produtos – A programação continuou com uma apresentação da Charcutaria Santo Antônio, de Fabiano Ramos, ex-aluno da Faculdade Senac em Petrolina. Ramos demonstrou o processo de produção de charcutaria com ingredientes locais e ofereceu uma degustação detalhada, permitindo uma análise sensorial dos produtos.

    No almoço, realizado no restaurante Cave 76, de Tamara Siqueira, egressa de Gastronomia da Faculdade Senac em Petrolina, os participantes desfrutaram de degustação técnica de vinhos. A sessão foi conduzida pela sommelière e docente da Faculdade Senac Petrolina, Daynara Gonçalves, que ofereceu uma análise sensorial dos vinhos, harmonizados com comida contemporânea regional, além de explanar sobre as peculiaridades dos rótulos da região.

    Indicação Geográfica (IG) – Daynara destacou que o Vale do São Francisco recebeu recentemente o selo de Indicação de Procedência (IP) para vinhos tropicais, tornando-se o primeiro no mundo a receber essa distinção. Vinhos das cidades de Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista em Pernambuco, e Casa Nova e Curaçá na Bahia, são reconhecidos pela sua qualidade e autenticidade. Esta conquista é fruto de um trabalho colaborativo entre o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf), a Embrapa e diversas organizações.

    Por fim, houve uma visita técnica ao Revi.Vas, laticínio, empório, café e restaurante de Petrolina, onde os participantes puderam explorar o local e desfrutar de uma degustação guiada de queijos artesanais, ressaltando o terroir local. O empreendimento de Gilvonete Vidal foi reconhecido pela produção de um dos melhores queijos da região e também conquistou três medalhas no ENEL (Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados) que aconteceu em Campina Grande (PB) em 2023.

    O primeiro dia foi concluído com um jantar especial com a cônsul da Argentina, Julieta Grande, que também estava conhecendo a região a convite do Governo do Estado, promovendo uma rica integração cultural e enogastronômica entre os participantes.

    Foto: Ivan Cruz ( Jacaré) |@jackphoto

     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar