Senac e Escola de Turismo do Recife lançam Programa “Receba Bem”

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    Senac e Escola de Turismo do Recife lançam Programa “Receba Bem”

    Projeto vai ofertar cursos gratuitos de capacitação e formação profissional voltados às necessidades da cadeia turística da capital pernambucana

    O Senac Pernambuco e a Escola de Turismo do Recife, equipamento da Secretaria de Turismo e Lazer, realizaram, na manhã desta quarta (14), o lançamento do Programa “Receba Bem”. A primeira etapa de uma iniciativa inovadora cuja proposta é oportunizar capacitação voltada a cadeia econômica do turismo por meio da oferta de cursos de qualificação e formação profissional. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Senac, em Santo Amaro. Na ocasião, foi ministrada a palestra “Ownership: Sentimento de Posse” para os participantes.

    O programa Receba Bem inaugura esse capítulo de cooperação entre a Prefeitura do Recife e o Senac Pernambuco. Na grade de programação constam a oferta de 11 cursos e 3 palestras. São eles: Recepcionista em Meios de Hospedagem, Garçom, Excelência no Atendimento ao Cliente, Excel Avançado, Governança Hoteleira: Planejamento e Operação, Ferramentas de Marketing Digital, Basic English, Camareira em Meios de Hospedagem, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Auxiliar de Cozinha, Assistente de Marketing e Vendas. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 28 de agosto, no site da Escola de Turismo: https://escoladeturismo.recife.pe.gov.br.

    Animado com essa primeira etapa do programa Receba Bem, o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, destacou não só a importância de preparar profissionais para atender as demandas do mercado, mas fazê-la ouvindo todos os setores envolvidos. “A grade de cursos ofertada é resultado de um momento de escuta do trade turístico, buscando entender melhor as necessidades a fim de que tenhamos um capital humano cada vez mais qualificado”, sublinhou.

    O secretário ressaltou, ainda, que ao longo dos últimos anos, iniciativas da gestão municipal, através de investimentos público e privado, vêm garantindo bons frutos para capital pernambucana, semeando, assim, a geração de emprego e renda. “Portanto, em contrapartida, precisamos nos preocupar em planejar e nos preparar para esse crescimento econômico já contratado. Para isso, faz-se necessário qualificar nosso capital humano, garantindo, assim, que as pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho tenham, de fato, as habilidades e as capacidades que a cadeia turística irá demandar. É justamente isso que a Escola de Turismo e o Senac estão fazendo e oferecendo”, pontuou Antonio Coelho.

    A diretora de Projetos Estratégicos do Senac Pernambuco, Goretti Gomes, em sua fala, celebrou o início do programa. “O Receba Bem é fruto de um longo trabalho de escuta, reuniões e diagnósticos. Hoje, estamos efetivamente lançando esse importante programa. Nosso desejo é que, a partir daqui, esse projeto seja muito exitoso, que possa atender e produzir muito conhecimento, desde as palestras, passando pelos cursos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional, a fim de que a gente possa ter pessoas bem qualificadas para atender às demandas do trade, que só vem crescendo em especial na nossa capital”, ressaltou a gestora.

    O diretor executivo da ABIH-PE, Carlos Periquito, enfatizou que a capacitação e o treinamento de profissionais de turismo trazem como resultado mais qualidade ao serviço prestado. “A importância de capacitar e qualificar esses profissionais é termos qualidade; aumenta a demanda e o volume de turistas na nossa cidade”, assinalou.

    O programa Receba Bem busca abordar tendências importantes em 2024 e para o futuro da hotelaria. Entre elas estão: a sustentabilidade, tendo como enfoque a conscientização sobre questões ambientais alinhada a preocupações com hotéis verdes e sustentáveis; a cibersegurança, com foco na preparação de profissionais para operações de reserva online e conectividade segura; o sistema preditivo inteligente, no qual a atenção está direcionada à utilização da tecnologia para prever tendências e melhorar a experiência dos hóspedes; por fim, o comportamento do consumidor, direcionado à análise dos efeitos da pandemia na conduta dos clientes e o impacto no turismo.

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