Workshop reúne docentes e coordenadores do Senac PE para tratar sobre Neurodiversidades

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    Workshop reúne docentes e coordenadores do Senac PE para tratar sobre Neurodiversidades

    Entre os temas abordados estiveram a funcionalidade do cérebro autista, o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a Dislexia e o Transtorno desafiador opositor (TOD)

    Docentes e coordenadores do Senac PE estiveram reunidos na última semana para participar do workshop “Perfil Cognitivo dos Estudantes Neuroatípicos e uso de Tecnologias Assistivas”, promovido pelo Núcleo Psicopedagógico da Diretoria de Educação Profissional (DEP) do Senac PE. O evento foi realizado nos dias 03 e 04 de julho, na Faculdade Senac.

    O objetivo da iniciativa foi de trazer conhecimentos sobre pessoas neuroatípicas e suas principais condições, além de capacitar os colaboradores para identificar as necessidades dos estudantes, visando promover o planejamento individual e adaptações necessárias aos alunos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.

    Entre os temas abordados estiveram a funcionalidade do cérebro da pessoa autista, o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a Dislexia e o  Transtorno Opositor Desafiador (TOD).

    O primeiro dia do encontro contou com palestra ministrada pelo professor especialista em Autismo e Análise do Comportamento Aplicada, Tito Bela Vista. “Precisamos compreender as necessidades desses alunos. O autismo não dói, mas os sintomas autísticos sim. Uma música muito alta pode gerar dor nos autistas. Alguns deles também não aguentam coisas muito táticas, como abraços. É preciso entender melhor esse universo e se aproximar mais”, explicou Tito.

    Ainda de acordo com ele, estudos apontam que, em cada 36 pessoas, uma é autista. “Muito se fala de inclusão, mas inclusão é um sentimento que pertence ao outro. Não é a escola que inclui, é o indivíduo que se sente incluído ou não. Muitas vezes os processos não dão certo porque não se escutam os excluídos, apenas se aplicam métodos”, completou.

    O segundo dia de workshop contou com a participação da psicóloga e psicopedagoga especialista em autismo com base no ensino estruturado Vivian Farias, que tratou sobre o uso das tecnologias assistivas.

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