O café da manhã realizado na Casa do Comércio foi exclusivo para convidados e tinha como finalidade ouvir as demandas do segmento
Nesta terça-feira (11), o Sistema Fecomércio/Sesc/ Senac reuniu representantes do setor turístico de Pernambuco para tratar sobre questões do segmento, levantando pontos em que a instituição pode contribuir a fim de trazer soluções para as necessidades do mercado.
O Café com Trade Turístico, realizado na Casa do Comércio para convidados, foi uma oportunidade de fortalecer o networking e trocar ideias de inovação do portfólio, além de tornar conhecidas as ações que o Senac já vem desenvolvendo no estado, a exemplo do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) Turismo, que está oferecendo capacitação e consultoria técnica para três territórios do estado: Sirinhaém, Tamandaré e Fernando de Noronha, inclusive rendendo à Noronha a certificação Padrão Destinos Verdes, da Green Destinations.
Entre os presentes estavam o Diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Carlos Mauricio Periquito, o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Abrasel PE, André Araujo, a vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Poliana Melo e o vereador do Recife, Marco Aurélio Filho.
“Nós trabalhamos qualificando pessoas e a intenção deste encontro é chegar bem próximo a vocês a fim de entender as suas necessidades e capacitar os profissionais baseados nessas demandas. Temos mais de mil cursos diferentes, mas de nada adiantariam se eles não atendessem as dores dos traders desse mercado”, disse o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto.
Participaram do encontro empresários de ramos como eventos, alimentos e bebidas, agências de turismo, guias de turismo, hospedagens e hotéis. Durante o evento foi proposto que os convidados discutissem os problemas que enfrentam no segmento e propusessem soluções com as quais o Senac pudesse contribuir. Poliana Melo ressaltou que reuniões como essa são de grande valia para a área: “Muito legal esse encontro, essa aproximação do SENAC com o trade turístico. Eu acho que o turismo é um segmento que atinge vários setores. Não é só a agência de viagem, é o turista que chega, que precisa ter segurança para poder descer no navio que está aqui. Então, se eu não qualifico toda essa cadeia, eu não consigo atender bem o meu turista quando ele vem, eu não consigo enviar pessoas para outros destinos. A gente precisa olhar para o turismo como uma economia de futuro.”
Na lista dos problemas apresentados figuraram como prioridades a qualificação dos profissionais, a deficiência de encontrar profissionais com experiência, já que muitos se formam e começam de imediato a empreender e a capacitação para lidar com sistemas como o de distribuição global, GDS. O compromisso do Senac foi de ouvir e analisar cuidadosamente cada demanda para seguir colaborando com o fortalecimento do turismo em Pernambuco.