Gestora de Educação Profissional do Senac PE mostra o poder transformador da educação e inspira pessoas em encontro do Senac SP

    PróximoAnterior
    Gestora de Educação Profissional do Senac PE mostra o poder transformador da educação em encontro do Senac SP

    Gestora de Educação Profissional do Senac PE mostra o poder transformador da educação e inspira pessoas em encontro do Senac SP

    “O poder transformador da educação” foi o tema da palestra ministrada pela gerente de Processos Educacionais do Senac Pernambuco, Guiomar Albuquerque, no Encontro de Técnicos Educacionais e de Área do Senac São Paulo, realizado no dia 5 de dezembro. A convite da instituição paulista, Guiomar compartilhou sua trajetória de vida e de trabalho, desde a infância humilde até se tornar gestora de educação profissional na instituição.

    Guiomar destacou a influência positiva da educação em sua história e inspirou a plateia. “Eu não poderia falar sobre o impacto transformador da educação sem falar do que a educação impactou na minha vida. Grandes mestres, a exemplo de Paulo Freire, fizeram a diferença para que eu fosse uma educadora melhor”, afirmou a gestora, que possui larga experiência na área de gestão e docência da rede pública e privada de ensino.

    Em uma palestra emocionante, Guiomar mostrou como a educação tem o poder de mudar vidas e como todos nós podemos ser agentes dessa transformação. Ela contou como superou as dificuldades e os preconceitos, como se apaixonou pela docência e como se desenvolveu como coordenadora, gerente, diretora de escola e gestora de educação profissional no Senac Pernambuco.

    Ao final do encontro, Guiomar surpreendeu os participantes com uma dinâmica, na qual distribuiu um potinho com várias mensagens, onde dizia “só depende de você”. Cada um precisava pegar uma mensagem e compartilhar uma história importante da sua trajetória de vida, que fizesse sentido e que contasse um pouco de pessoas que transformaram a sua vida e de como eles podem ter transformado a vida dessas pessoas.

    Para encerrar sua fala, a educadora recitou uma poesia de sua autoria, que resumia sua história e sua paixão pela profissão que abraçou. Foi um momento verdadeiramente especial e inspirador, que emocionou a todos os presentes:

    Nas vielas da favela, essa garotinha cresceu, Sob o sol escaldante, desafios conheceu. Na casa de tábua, a esperança reluzia, Seu destino: educadora, sua alma seguia.
    (…)
    Paulo Freire, seu guia, na educação a inspirar, Um mestrado em educação popular a abraçar. Aos vinte e oito, a gestão, seu papel a liderar, Uma educadora exemplar, a educação a elevar. (…)

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar