A Inteligência Artificial (IA) Generativa, voltou a ser debatida na tarde desta quinta-feira (21), no CITE, em Petrolina, com a palestra “Inteligência Artificial (Chat Gpt) O que é? E como pode ser usado na educação?”. Os palestrantes, Auxiliadora Padilha, pedagoga com mestrado e doutorado em Educação e o professor doutor Marcello Mello, mestre em Ciências da Computação e doutor em Educação Tecnológica, apresentaram a evolução dessa ferramenta e como utilizá-la.
Em sua fala, a pedagoga mostrou por meio de analogias as reações diante das mudanças tecnológicas, desde a Revolução Industrial, do processo de mecanização, até a Revolução 4.0, com o sistema físico cibernético, integrações que envolvem computação, comunicação e controle através de redes e processos físicos. A professora também falou sobre tendências e projeções da IA para a educação.
Marcello destacou desde o primeiro estudo formal de IA, em 1943 e demonstrou de maneira prática o uso da ferramenta. Ele também defendeu que a IA não é superior a inteligência humana que a alimenta. “Senhores educadores, nenhum do senhores será substituído tão cedo. Agora, a gente precisa saber e aprender a tirar proveitos dessas ferramentas”, afirmou.