No Recife, oficina trabalhou a imaginação dos participantes para vencer desafios enfrentados na rotina dos profissionais
Na manhã desta quinta-feira (21), profissionais de educação de diversas áreas participaram de uma oficina de Design de Soluções Criativas com a instrutora a professora Ariane Cereda, Dentro da programação do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), no Recife. Ariane, comunicadora formada pela PUCR e especializada em Marketing pela FAE Business School, abordou a importância de se apaixonar pelos problemas e assim buscar alternativas de solução de maneira inovadora.
Durante a oficina, o tom casual e descontraído permitiu que os participantes pensassem coletivamente em alternativas criativas para resolver desafios educacionais. Foi uma manhã inspiradora, repleta de trocas de ideias e reflexões sobre como transformar dificuldades em oportunidades de aprendizado.
Os profissionais foram divididos em grupos e convidados a colocar a mão na massa, explorando técnicas criativas e de resolução com base em casos vivenciados por eles. “Esperamos que essa oficina ajude a ampliar o repertório dos participantes e que passem a aplicar as técnicas em seus espaços, solucionando desafios de maneira leve e criativa”, enfatizou Ariane Cereda.
A oficina contou com a participação de trinta e nove profissionais que se envolveram no debate levantado e na busca de alternativa, entre os presentes estava Ivan Farias, gerente da Unidade Senac no Mato Grosso do Sul. “Gostei muito! A troca de experiências nos traz insights para criar algo novo, pensar em soluções inovadoras para problemas existentes e antecipar problemas futuros, que levarei aos profissionais”, analisou Farias.