O relatório “Education at a Glance 2023”, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado ontem (12), mostra que a educação profissional é essencial para o desenvolvimento do Brasil. Porém, o país ainda tem baixa participação de estudantes em programas de formação profissional, comparado aos países da OCDE.
Segundo a publicação, a educação profissional é um caminho para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Mas o Brasil precisa avançar nesse sentido, pois só 11% dos alunos do ensino médio entre 15 e 19 anos no Brasil estão em programas profissionais, contra 37% da média da OCDE. Nosso País investe pouco por aluno em educação básica, ficando em terceiro pior lugar entre os países da OCDE.
A publicação indica que é preciso integrar melhor a educação regular e a profissional, evitando que esta seja vista como de menor valor ou como o “fim da linha” para os estudantes. Ao contrário, a educação profissional deve ser vista como uma estratégia de desenvolvimento que atende à demanda por jovens qualificados no mercado de trabalho.
O Education at a Glance 2023 ressalta a urgência de políticas educacionais mais eficazes e um aumento expressivo no investimento em educação, com foco na formação de professores, infraestrutura escolar, alimentação adequada para os alunos e educação integral.
Há grandes desafios na área da educação profissional, mas também oportunidades para garantir um futuro melhor para os jovens e o desenvolvimento sustentável do país.
Educação profissional – Nesse cenário, o Senac Pernambuco se destaca como uma instituição de ensino profissional renomada, que há 77 anos forma jovens e adultos para o mercado de trabalho nas áreas de comércio, bens, serviços e turismo.
O Senac Pernambuco busca se antecipar tanto às necessidades do mercado quanto às tendências econômicas, ampliando e diversificando sua oferta de cursos profissionalizantes. E se destaca pela inovação na educação, integrando a educação profissional com o novo ensino médio. Isso se reflete nos cursos técnicos integrados ao ensino médio em áreas como Tecnologia e Logística, que permitem aos estudantes ter uma formação geral básica e uma qualificação profissional de alta qualidade.
O Senac Pernambuco apresenta resultados expressivos e um impacto positivo nas carreiras e nas vidas dos seus estudantes. A instituição tem uma alta taxa de empregabilidade, cerca de 80% dos seus egressos, conforme pesquisa realizada, recentemente.
A instituição é um exemplo notável de como a educação profissional pode ser um agente transformador para os indivíduos e para a economia local. Seu compromisso com a excelência na formação profissional merece reconhecimento e destaque, podendo servir como inspiração para outras regiões do Brasil.
Para saber mais sobre o relatório acesse: https://lnkd.in/dJHbkBh.