Senac realiza curso de Libras em Garanhuns

    PróximoAnterior

    Senac realiza curso de Libras em Garanhuns

    Idioma atende exigência de acessibilidade em eventos, ambientes de aprendizagem, lazer e socialização 

    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida no Brasil como idioma oficial, apesar de ser pouco difundida. No entanto, é um mercado em expansão, considerando a necessidade de intérpretes em eventos e produção audiovisual. Atento a essa demanda, o Senac em Garanhuns está com uma turma de nível básico para o curso de Libras. O curso despertou tanto a atenção do público, que já tem lista de espera para a próxima turma.  

    A carga horária é de 60 h/a e os encontros serão realizados aos sábados, das 8h às 12h. “O curso tem como objetivo promover conhecimento básico da Libras e estimular os alunos a se comunicarem com as pessoas surdas (associações, escolas, mercado de trabalho, atendimentos, saúde, encontros, etc.) bem como, compreender a cultura e a constituição das identidades surdas. Além disso, apresentar vivências e contextos da gramática da Libras, que difere da Língua Portuguesa”, explicou o instrutor do curso, Jerlan Batista.  

    As pessoas que se matricularam no curso terão informações sobre o processo histórico do sistema incluso no Brasil; Cultura e Identidade surda; Aspectos legais e sociais da surdez; Alfabeto manual; Saudações; Família; Horas; Calendário; Animais; Cores; Alimentos e bebidas; Meios de Transportes; Expressões faciais e corporais. 

    A assistente social Roberta Barbosa Peixoto Melo é uma das alunas do curso e está animada com a experiência “O que me motivou a fazer o curso foi meu contato com a comunidade surda, diante do trabalho que desenvolvo, por isso a necessidade e a vontade de comunicação com essa comunidade que é tão rica em conhecimento e que ainda está em um lugar de minoria na nossa sociedade”, contou.  
     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar