Sistema Fecomércio PE e Comando Militar do NE apresentam Escola de Sargentos em evento

    PróximoAnterior

    Sistema Fecomércio PE e Comando Militar do NE apresentam Escola de Sargentos em evento

    Com investimento de R$ 1,8 bi, Escola deve impulsionar desenvolvimento socioeconômico da RMR do Estado

    O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE e o Comando Militar do NE promoveram um café da manhã, nesta quarta (1º/03), para apresentar a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), que será instalada na localidade de Chã de Cruz, em Paudalho. O empreendimento terá investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão e vai beneficiar também as cidades de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, atraindo para a região aproximadamente 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares.

    O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, abriu o evento falando sobre a importância do empreendimento para o desenvolvimento socioeconômico da região. “Como entidade comprometida com o desenvolvimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Fecomércio identifica na Escola uma possibilidade de crescimento e de novos negócios para as empresas do setor. Esse investimento, com certeza, irá fortalecer a economia local. Foi por essa razão que somos parceiros deste projeto e convidamos autoridades, empresários e entidades ligadas ao setor para conhecer o empreendimento e verificar oportunidades”.

    O diálogo entre o Sistema e o CMNE já vem acontecendo há algum tempo e o General Mattos Gomes, assessor de Relações Institucionais do CMNE, pontuou em sua fala como a parceria foi significativa para a instalação da Escola de Sargentos em Pernambuco. “A Fecomércio foi um elemento importante para a implantação da escola em Pernambuco. O Estado teve uma estratégia muito bem construída, que uniu os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), além de Fiepe, da Fecomércio e de outros empresários num esforço concentrado que resultou nesta conquista”, referindo-se à disputa entre Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS) para abrigar a ESA.

    Durante o café da manhã, os participantes puderam conhecer o projeto nas apresentações feitas pelo General Moreno, assessor para Projetos Estratégicos do CMNE, e Coronel Hélder, assessor para Meio Ambiente do CMNE. Moreno apresentou os aspectos gerais da ESA, destacando o papel da Instituição na oferta do ensino superior aos soldados e a relevância dela para o Nordeste.

    Já o Coronel Hélder mostrou os aspectos de sustentabilidade que envolvem a construção da nova escola e o legado ambiental que se pretende garantir, destacando o desdobramento de outros projetos a partir do funcionamento da ESA. Também abordou como o empreendimento pode contribuir para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades do entorno.

    Sobre a ESA – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o estabelecimento de ensino de nível superior tecnólogo do Exército Brasileiro responsável pela formação e graduação de sargentos combatentes de carreira das armas. Oferece cursos de qualificação militar e cursos superiores de Tecnologia em Infantaria Cavalaria, Artilharia, Comunicações Militares, entre outros. A ESA terá a área da escola, vila olímpica, vila militar e estande de tiro.

    Entre as contrapartidas do Estado para atrair o investimento, está a construção de um complexo logístico e da iniciativa privada, está previsto um complexo de convivência e bem-estar, com diversos serviços como academias de ginástica, escola de idioma, um centro de compras, delicatessen, farmácia e supermercado. A previsão é que a Escola de Sargentos fique pronta em 2034.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar