Solenidade marca encerramento do Programa de Aprendizagem, que promoveu acesso ao primeiro emprego aliado à qualificação profissional para jovens de 14 a 24 anos
Após um longo preparo, o Senac Pernambuco certificou mais de 400 jovens aprendizes qualificados para desbravar o mercado de trabalho. A tarde da última quinta-feira (16) foi marcada pela solenidade de encerramento do Programa de Aprendizagem, que visa promover acesso ao primeiro emprego aliado à qualificação profissional através de diversos cursos, voltados para atender as áreas de prestação de serviço, saúde, comércio, varejo e outros. A celebração foi realizada no auditório da Faculdade Senac, e contou com a presença dos jovens aprendizes, pais, representantes das empresas parceiras, corpo docente, coordenadora, supervisora, gerentes e diretores do Senac.
Divididos em 18 turmas, foram ofertadas qualificações nos cursos de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos, de Vendas, Supermercados, Importação e Exportação e Serviços Administrativos em Instituições de Saúde. O programa é uma parceria com empresas para garantir aos jovens, de 14 aos 24 anos, o primeiro contato com uma profissão aliada ao aprendizado. “Não tem preço ver tantos jovens chegarem cheios de vontade e saírem prontos pra desbravar o mercado. Todos os dias fico junto, incentivo, chamo a atenção e aprendo com eles. Ver que a educação é capaz de transformar vidas é o que justifica meu trabalho”, comentou Vânia Liberalquino, coordenadora pedagógica do programa.
O programa de aprendizagem possibilita aos jovens a descoberta dos seus potenciais, transformação social, de se perceberem como parte atuante no mundo, com novas perspectivas de trabalho, oportunidades e renda. Foi o caso de Ludmila Neves, aluna do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas que, antes do término do programa, foi efetivada. “O mercado de trabalho estava incerto, vi a vaga, me inscrevi e acabei me apaixonando pelo mundo das vendas. O Senac abriu portas através do conhecimento e me ensinou a persistir. Me dediquei, fui contratada e eu quero mais”, comemorou Ludmila, que foi contratada como auxiliar de expedição e vendas.