“Ecossistemas educacionais: conexão, integração e propósito”. Esse foi o tema do Encontro Pedagógico do Senac Pernambuco, que iniciou na última quarta-feira (01) e encerrou na tarde de hoje (03), com palestra do especialista em Tecnologias Educacionais do Senac RN, Renato Rodrigues, sobre o Metaverso na educação profissional.
O evento reuniu diretores, gerentes, docentes, instrutores e coordenadores de todas as unidades do Estado, no Hotel Sesc de Guadalupe, em Sirinhaém. Nossos educadores saíram renovados e com todo o gás para iniciar mais um ano letivo. Foram mais de 300 participantes de realidades e segmentos diferentes, pensando em como levar inovação, conexão, integração, autonomia digital, transformação e motivação para a sala de aula.
A programação foi iniciada de uma forma surpreendente, com o palestrante se apresentando na tela, com um personagem/avatar, interagindo com os participantes e mostrando como é possível trabalhar com a realidade virtual. Educador inovador, especialista e treinador Microsoft, Renato mostrou como é possível unir educação, tecnologia, realidade aumentada e inteligência artificial para facilitar e melhorar não só a nossa vida, mas a experiência da aprendizagem tanto do aluno, quanto dos professores, seja em sala de aula ou remotamente.
Segundo ele, a maioria das pessoas não usa a tecnologia de forma correta e é preciso desaprender para reaprender, esquecer o velho e ter uma nova percepção sobre o ‘novo’. No entanto, ele frisou: “Tecnologia é bom, mas é preciso ter um plano B. Não podemos ficar totalmente reféns, caso haja uma falha”.
Ao longo de sua explanação, ele falou dos diversos aplicativos e ferramentas que podem facilitar a vida dos profissionais, a exemplo da nova febre da internet: o ChatGPT, um chatbot capaz de produzir texto e gerar informações sobre assuntos diversos. “Estamos na fronteira de uma revolução digital”, destacou ele, reforçando que a inovação na educação deve ser contínua. “Imagine se todos os nossos educadores fossem inovadores e tecnológicos?”, questionou.
Avaliação positiva – O instrutor do Senac em Caruaru, Hamilton Pereira destacou que o encontro teve uma perspectiva muito bem pensada, planejada e inteligente. “Mais uma vez,o Senac está de parabéns. A seleção dos temas foi muito pertinente e estão de acordo com o mundo do trabalho e como nossa pratica pedagógica. A escolha dos oficineiros e palestrantes foi excelente. Acredito que o Encontro Pedagógico foi muito produtivo. A sensação é de ter renovado as baterias para mais um ano letivo”.
A coordenadora pedagógica da Unidade de Hotelaria e Turismo, Alice Claudino, pontua que o encontro superou suas expectativas. “Vou levar um pouco de tudo que vimos aqui: as tecnologias, inovação e criatividade para a nossa realidade. Tudo isso será muito importante para a nossa pratica pedagógica. Iremos transpor todo esse conhecimento para os nossos alunos”.
O gerente do Senac em Petrolina, Sebastião Gomes avaliou de forma muito positiva o evento e destacou que o mais importante foi a imersão e integração proporcionada aos educadores. “Agora, é preciso reverter tudo que foi visto aqui em conhecimento para que possamos aprimorar, cada vez mais, o ensino e ter resultados mais expressivos para os nossos alunos”.
Mói de Sabedoria – Marcando o fim do encontro, foi lançada mais uma edição da publicação digital Mói de Sabedoria, que concedeu certificado aos docentes da Faculdade Senac, Samantha Pimentel e Arnott Ramos Caiado, pelo relato de experiência “Desfile Maker: uma experiência muito além do projeto”; e à professora e coordenadora de Design de Moda, Daniela Vasconcelos, com o artigo “O Design transformador em busca de conexões: Ecossistemas, educação, empresa e comunidade.
Para conferir a publicação, acesse o link: www.pe.senac.br/moi/.