Em comemoração aos seus 50 anos, o Restaurante-Escola recebe novo nome e lança bebidas
No dia 15 de dezembro, o Restaurante-Escola Senac, que já formou milhares de profissionais de relevância estadual, nacional e internacional, comemorou o seu aniversário de 50 anos com jantar magno exclusivo para convidados, preparado a oito mãos por grandes nomes da gastronomia. Nesta data solene, o Senac também anunciou o lançamento de dois novos produtos que serão comercializados em breve no Mascate: Restaurante Escola Senac: a cerveja artesanal “Mascate” e a cachaça “Escambo”, ambas criadas pelas turmas de Sommelier de Cerveja e Sommelier de Cachaça da instituição. Por enquanto, apenas a cachaça está disponível para compra. Além disso, foi apresentado o nome “Mascate” como nova identificação do Restaurante-Escola. O novo nome faz referência à essência pernambucana do comerciante e tem tudo a ver com a instituição, que é ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).
O menu servido aos convidados foi assinado pelos chefes Laurent Suaudeau (nome que estruturou o que se compreende hoje por gastronomia brasileira), César Santos, Fernando Fonseca e Ricardo Henrique. E o sommelier Angelo Miranda trouxe carta de bebidas harmonizadas com os pratos degustados.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto, após o jantar, parabenizou o Restaurante-Escola pelo cinquentenário, declarando que a nova identidade do setor só reforça a radicação dos princípios do Sistema na longa caminhada ao lado dos comerciantes locais. “Fizemos várias pesquisas, e análises de propostas, mas nenhuma se adequou tanto como o termo ‘Mascate’. Ao longo de toda a história de nosso estado os comerciantes (ou antigos mascates) tiveram papéis fundamentais, tanto nas intervenções políticas e históricas, quanto no desenvolvimento econômico. O nome mascate faz menção a um legado de conquistas para o comércio, que temos o prazer de participar, e também aponta a fundamentação de um mercado de trabalho cada vez mais qualificado”, garante Bernardo.
Cerveja Mascate
Nascida de uma mistura do estilo witbier belga com elementos pernambucanos, a cerveja artesanal foi pensada e elaborada pela mestre-cervejeira e sommelier de cervejas Chiara Barros, do instituto Ceres de Consultoria e Educação Cervejeira, parceiro do Senac. Em sua composição, a Mascate traz malte de cevada, trigo, aveia, inhame, semente de coentro, capim santo, casca de laranja Bahia e limão siciliano. “Na última turma do curso do Senac de Sommelier de Cerveja, além das aulas, nós (eu e os alunos) produzimos uma cerveja para o jantar magno, que trouxesse as nossas matrizes pernambucanas por meio do inhame e do capim santo, por exemplo. Nosso objetivo é, após algumas modificações para atender às necessidades regulamentares, produzir a Mascate em larga escala”, explicou Chiara.
Escambo
Já a cachaça “Escambo” é fruto do curso de Sommelier de Cachaça realizado pela parceria entre o Senac e o Engenho Sanhaçu – cachaçaria artesanal de Pernambuco. Os alunos do curso, supervisionados pelo instrutor Oton Barreto, elaboraram um blend à base de jequitibá rosa, bálsamo e umburana. “Em comemoração aos 50 anos do Restaurante-Escola, produzimos um blend para mostrar o potencial das madeiras brasileiras no envelhecimento de cachaça. O produto, além de garantir a eficiência e a qualidade do nosso curso, também é fruto de todo investimento do Senac no mercado gastronômico pernambucano”, acrescentou Oton com boas expectativas para a Escambo.