Quatro modelos de negócios receberão ao longo de 12 meses, em Olinda e Caruaru, consultorias do programa do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco
Mais que uma graduação, uma formação que prepara os estudantes para a vida e para a gestão do seu próprio negócio. E essa marca formativa da Faculdade Senac alcançou novas conquistas com a aprovação de projetos de dois alunos e quatro egressos do curso de Design de Moda no Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda 2022- 2023, do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE). A iniciativa é uma parceria entre o NTCPE, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco (SDEC), Faculdade Senac e outras Instituições de Ensino Superior ligadas ao segmento.
O Programa de Incubação, constitui-se de um conjunto de ações integradas, com duração de 12 meses, voltadas à estruturação e ao desenvolvimento de negócios de moda promissores, para que se tornem atores visíveis e sustentáveis na Cadeia T&C do Estado. A ação, além de ser uma ferramenta de estímulo ao empreendedorismo em Pernambuco, também conecta diferentes atores ligados ao segmento no Estado, como o setor empresarial, esfera pública e instituições de ensino superior.
Para os ganhadores, são disponibilizadas consultorias e ações em cinco eixos estratégicos: Gestão, Produto, Produção, Marketing e Comercialização e Presença Digital. Desde a sua criação, já foram beneficiadas dezenas de empresas locais, estabelecendo uma forte rede de formação e desenvolvimento de negócios. As atividades do projeto são realizadas por uma equipe de especialistas, com grande experiência acadêmica e de mercado.
O diretor de Educação Profissional e da Faculdade Senac, Eliezio Silva, reitera o objetivo da instituição em preparar seus alunos para o mercado, com uma visão cada vez mais empreendedora. “Não basta ser um técnico, hoje o profissional precisa ser gestor de seus serviços para ampliar as possibilidades de êxitos em sua área de atuação. Ante essa realidade, a Faculdade Senac tem estimulado o fomento dessa habilidade entre os estudantes, instruindo-os com as ferramentas corretas para eles possam amadurecer seus empreendimentos de forma assertiva. O resultado deste edital com os quatro projetos aprovados no Programa de Incubação do NTCPE, via Marco Pernambucano da Moda, evidencia e fortalece o nosso compromisso no âmbito da formação profissional empreendedora no estado de Pernambuco”, registra o diretor.
Foram incubados no programa do Marco Pernambucano da MODA/NTCPE o projeto “A Moda do Futuro” de Mateus da Fonte e Camille Ferraz, “Bairro Novo” de Marília Barros, “Beet” de Marcela Pedrosa e Silvana Tavares, e “Maria Alice Atelier” da aluna Maria Alice Batista. A estudante e empreendedora Marília Barros, que está em um momento de solidificar cada vez mais os passos profissionais e administrativos de sua marca, vê a oportunidade com grande entusiasmo. “Vejo que preciso de direcionamentos pontuais na gestão do negócio, e estou disposta a rever estes aspectos para um aperfeiçoamento mais profundo e próspero”, anota Marília, ansiosa pelo início desta nova etapa.