Alunos do curso de Ilustrador expõem painel artístico com resíduos de esmalte para unhas

    PróximoAnterior
    Alunos do curso de Ilustrador expõem painel artístico com resíduos de esmalte para unhas

    Alunos do curso de Ilustrador expõem painel artístico com resíduos de esmalte para unhas

    Alunos do curso de Ilustrador, da UEP Recife, criaram projeto de arte com resíduos de mais de 30 frascos de esmalte para unhas, que não poderiam ser descartados na natureza, contribuindo para uma conscientização ambiental e proporcionando beleza estética. O painel contou com participação de 11 alunos e ficou em exposição entre os dias 20 e 28, no térreo do prédio João Rodrigues Maia. A atividade foi orientada pelo instrutor Marcondes Batista, em parceria com a instrutora Eneide Marcolino, da Unidade de Imagem Pessoal, do curso de Manicura e Pedicura.

    Segundo o instrutor, os alunos foram desafiados a desenvolver arte com foco na sustentabilidade, cooperação, espírito crítico, visão técnico-científica, habilidades, autonomia e criatividade artística. “A ideia surgiu a partir da necessidade de fazer uma atividade de projeto integrador em que os alunos aliassem as técnicas desenvolvidas no curso de ilustrador – como formas, cores, linhas e composição criativa –, com materiais comuns de uso artístico, como pincéis, lápis grafite para desenhar lápis de cor, junto a uma atividade que favoreceria uma ação social e de sustentabilidade”, explica.

    Marcondes destaca, ainda, que a imagem foi criada, respeitando o estilo de cada aluno, num trabalho executado em equipe, como um grande quebra-cabeça, em cerca de 40 horas. “Cada participante tinha a imagem em miniatura para saber qual era a parte que estava produzindo. Depois, tivemos o momento da junção das partes em um painel, harmonioso, favorecendo a integração do grupo e a troca de experiências junto a uma atividade empreendedora e profissional”, destaca.

    A gerente da UEP Recife, Viviane Cordeiro, destaca a importância de serem trabalhadas nos alunos a conscientização ambiental e a possibilidade de reutilizar, de forma criativa, materiais que seriam descartados no meio ambiente com risco de contaminação. “A iniciativa provoca no aluno um olhar para além do convencional, com um despertar artístico e, ao mesmo tempo, remete à relevância do trabalhar em conjunto, da complementariedade de saberes que torna o trabalho único e relevante”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar