Programa de Extensão Tecnológica (PET) desenvolverá soluções inovadoras para transformar empresas do Estado. Projetos serão desenvolvidos por alunos da instituição
A Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE) teve um total de 12 projetos aprovados no edital do Programa de Extensão Tecnológica (PET) do Governo do Estado. O programa é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). A ideia é integrar ainda mais a academia ao mercado, qualificando futuros profissionais por meio da associação entre instituições de ensino, empresas e setor público, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.
Entre as empresas que realizarão parceria com a Faculdade Senac, estão a Moura, Narciso Enxovais, Grupo Acripel, Cão Q Ri, Daccord, Gelali, Ortosani, entre outros. “Todos os nossos projetos foram selecionados. Um resultado como esse, além de exemplificar a aplicação do tripé academia, mercado e governo na inovação, valida os nossos esforços em aproximar as nossas dinâmicas acadêmicas das necessidades e desafios reais dos mercados locais. Assim, atuaremos como solução para os sistemas produtivos, ajudando a colocar essas organizações na vanguarda comercial”, comemora Carlos Calado, diretor da Faculdade Senac Pernambuco.
Os projetos foram desenvolvidos com foco em 12 tecnologias habilitadoras 4.0, sendo elas Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Analytics, Computação em nuvem, Robótica e automação, Manutenção preditiva, Realidade aumentada e virtual, Energias renováveis, Manufatura aditiva, Sensores inteligentes, Internet das coisas, Redes 5G e ópticas e Gêmeos digitais. O edital visa desenvolver projetos que sejam aplicados a empresas de diversos setores econômicos e regiões do estado, com foco no interior.
Ao todo, 600 alunos da Faculdade Senac serão selecionados a participarem de capacitações que variam de 30 a 60 h/a. Nesse momento, já entrarão em contato com a realidade das empresas parceiras e terão formações multidisciplinares. Ao final, os 10 melhores de cada capacitação serão selecionados e desenvolverão o projeto de extensão e inovação sob a coordenação do professor(a) responsável, com o objetivo de transformar a realidade da empresa. Os projetos serão desenvolvidos durante três meses.