Evento contará com competição em outubro. Capacitações para os estabelecimentos começam nesta segunda (23)
Um festival de sabores vai movimentar os empreendimentos gastronômicos do Agreste desta semana até o mês de novembro. O Festival Sabores do Agreste contará com 40 restaurantes, sendo 20 de Caruaru e região e a outra metade de Garanhuns e municípios vizinhos. O evento será dividido em duas fases: na primeira, que começa nesta segunda (23), os empreendedores inscritos passarão por uma série de capacitações, com oficinas, palestras e mentorias realizadas nos restaurantes com cada empresário e sua equipe. Já a última fase, será uma competição entre os estabelecimentos, no período de 15 de outubro a 15 de novembro.
O Festival Sabores do Agreste é uma realização do Senac e do Sebrae, com apoio da Abrasel. “O objetivo é impulsionar o potencial gastronômico do Agreste Pernambucano, através da qualificação profissional do setor e a promoção dos empreendimentos participantes”, explicou a gerente do Senac em Caruaru Michelliny Almeida. Nesse primeiro momento os participantes terão quatro capacitações de 23 a 31 de agosto. A primeira é nesta segunda (23) – uma palestra virtual sobre participação em festivais e o novo perfil do consumidor. Depois, eles terão mentorias em cada estabelecimento e uma consultoria de marketing digital. Finalizada a fase de preparação, os participantes começam, de fato, a competição.
Festival – Depois que os empreendedores dos 40 restaurantes tiverem a formação, o chef Renato Valadares, nome à frente do Cais Rooftop Lounge, no Recife Antigo, visitará os empreendimentos e definirá um prato que irá representar cada restaurante no Festival Sabores do Agreste. Por meio de consultoria com o fotógrafo Eudes Santana, será definida uma foto do prato que vai estar disponível no site do evento para votação popular. Nessa primeira fase, de 15 a 22 de outubro, 10 restaurantes serão selecionados entre os mais votados. Os pratos poderão ser apreciados em cada uma das unidades participantes.
Na fase seguinte, que começa em 1º de novembro, a votação será a partir de um vídeo com a receita do prato. Nesse momento serão escolhidos os cinco restaurantes mais votados, que serão avaliados por uma comissão julgadora formada por cinco jurados e um chef renomado, na Escola de Gastronomia do Senac, em Caruaru. Os finalistas irão criar um prato com ingredientes surpresas e utilização das técnicas desenvolvidas durante o período de capacitações .
O primeiro colocado (chef/restaurante) receberá estágio de cinco dias no Restaurante Oficina do Sabor, do chef César Santos, em Olinda, com hospedagem inclusa, e uma bolsa integral no Curso Superior de Gastronomia na unidade do Senac em Caruaru. O segundo e terceiro colocados receberão bolsa parcial no Curso Superior de Gastronomia no Senac de Caruaru.