Reconhecido no mercado como um dos dez maiores palestrantes do Brasil nas áreas de vendas, motivação e atitude, o gaúcho Eduardo Tevah conduziu a palestra magna de abertura do XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Sob o tema “O poder da atitude na educação”, a apresentação ocorreu após a solenidade de abertura para um Teatro Guararapes lotado.
Durante uma hora e meia, o palestrante – autor de cinco livros com mais de 300 mil exemplares vendidos – explorou, entre outros temas, a necessidade de atualizar a dinâmica de ensino diante de uma geração com nova forma de pensar e absorver conteúdo. “Nós temos hoje uma geração que aprende fazendo. É diferente da minha, que aprendeu sentada numa sala de aula, ouvindo um ‘mestre do conhecimento’ falar. Trata-se de uma turma altamente inovadora que não aceita, por exemplo, ser infeliz no trabalho”, diagnosticou.
Tevah reforçou que, hoje, gerações com culturas analógicas e digitais convivem juntas e, por isso, a adaptação aos meios é mais importante do que nunca. “O cérebro das crianças mudou e o desafio é ser dinâmico, criativo e tentar driblar as deficiências na retenção de conteúdo”, aconselhou.
Na palestra, o profissional – sempre utilizando exemplos e histórias inspiradoras – ainda chamou atenção para a importância de uma postura positiva dentro e fora da sala de aula, e para a necessidade de impactar positivamente na vida dos alunos. “Fazer o aluno se sentir importante é o melhor caminho para se tornar alguém importante para ele”, finalizou.