Cultura popular, música e moda estiveram unidas no desfile realizado domingo (08/07) pelos alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, das unidades do Recife e de Caruaru, na Passarela Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A atividade integra a maior feira da América Latina, a Fenearte, e é uma vitrine para os novos talentos da moda em Pernambuco. Trinta looks foram elaborados e apresentados por 35 estudantes. Além dos criadores, 26 alunos de Design de Moda, de diversos módulos, também participaram do backstage do desfile, trabalhando na produção do evento, na seleção da trilha sonora, na organização da fila de entrada das modelos e em outras funções.
Os alunos do Recife apresentaram a coleção “No banco tem o quê? Tem Ganzá, tem rabeca e tem Salu”. Joséli Oliveira foi uma das criadoras. Desde pequena, sempre esteve envolvida com desenhos de roupas e observava a vizinha costurar. “Quando ela era pequena, eu vivia mangando dos desenhos dela”, disse Ilda Carla Oliveira, irmã de Ju, como Joséli é carinhosamente chamada.
Na plateia do desfile, Ilda viu, atenta, como o desenho da irmã se aperfeiçoou e compartilhou a concretização de um sonho.“Depois que ela passou a desenhar bem e começou a faculdade, eu pensei ‘tá vendo, pode dar certo’. Hoje, fiquei muito orgulhosa, ela sempre foi muito esforçada e determinada”, confessou. “Quando a gente cria uma peça e vê assim (pronta na passarela), é muito gratificante. Fiquei muito feliz”, disse Ju.
Quem também cultivava o sonho de ser estilista desde menina é Maria Rejane, também da unidade do Recife. Natural de Exu, Sertão de Pernambuco, veio para o Recife há 13 anos e de lá para cá não parou mais de fazer cursos na área. “Tudo no Senac”, diz logo. Cursou Modelagem, Moulagem, Costura e agora está na faculdade. “A melhor coisa é você fazer o que gosta e eu me sinto realizada”, afirma.
Caruaru e o cavalo marinho
“Cavalo Marinho do Mestre Salu – Alegórico, sonoro, misturado, brilhante” foi o tema da coleção dos estudantes de Caruaru. Maria França, aluna do primeiro módulo do curso de Design de Moda da unidade vinculada, também ficou emocionada ao ver sua peça virar realidade. Antes do desfile, ela era só ansiedade, mas, depois, só alegria: “deu certo, foi lindo, foi mara”, disse com um sorriso largo.
A psicóloga de formação Malu Nogueira também não escondia a felicidade de poder mostrar seu trabalho. De família de costureiras, ela cresceu vendo a mãe, a irmã e a tia em meio a tecidos e linhas. Viveu muitos anos no Recife e há cinco anos foi residir em Caruaru para trabalhar com psicologia, mas, atualmente, dedica-se somente à moda.
No Senac, estudou Stylist e Produção de Moda, Análise de Tendências, Vitrinismo e muitas outras capacitações. E não podia perder a oportunidade de fazer o ensino superior no segmento que ama: “nunca me desliguei dessa área”. “É uma realização, uma satisfação muito grande”, disse sobre a Passarela Fenearte.
O coordenador do curso de Design de Moda em Caruaru, Luiz Clério, ficou satisfeito com o que os estudantes apresentaram. “Eles são muito talentosos e a gente só precisa administrar esses talentos. O que a gente pode ver foi o talento se sobrepondo à inexperiência”, disse, referindo-se aos alunos do primeiro módulo, que contaram com sua orientação em todas as etapas, da criação à produção das peças.
Confira mais fotos da Passarela Fenearte: