Quem já tem um curso básico de fotografia e quer se especializar no ramo gastronômico, não pode deixar de se inscrever no novo curso que o Senac do Recife está oferecendo, de Fotografia de Gastronomia. De acordo com o instrutor do Curso, Élvio Santos, o curso foi criado para atender a uma demanda de mercado. “Existem vários segmentos dentro da fotografia, e o da gastronomia é um dos que mais crescem no Norte/Nordeste, principalmente com a expansão do polo gastronômico”.
O curso é teórico-pratico e o aluno irá aprender desde a montagem do portfólio, a fazer orçamento, direcionar seu trabalho ao mercado, até a fase de produção da fotografia. “Veremos técnicas de iluminação e food styling – que é como preparar e manipular o prato, seja em estúdio ou na locação em restaurantes e bares. As aulas irão direcionar, inclusive, em como esta fotografia está sendo trabalhada, bem como está sendo gerado conteúdo, principalmente, para as mídias sociais”. Élvio aponta que a ideia da fotografia de gastronomia é alavancar o poder de vendas do cliente em questão e diz que, antigamente, o foco era a fotografia para a indústria. Porém, hoje existem vários mercados, como a fotografia gastronômica e para empresas de pequeno porte.
Élvio destaca que um público bem seletivo também são os chefs, os blogs que trabalham com dicas de fotografia de gastronomia. “Durante as aulas os alunos poderão exercitar a parte da iluminação, que é um dos fatores mais importantes dentro da fotografia de gastronomia. É preciso elaborar uma boa iluminação para criar um efeito visual que desperte o sentido da fome, que aguce o paladar. Não adianta produzir e o prato e ele não estar bonito e não dar a sensação de que se quer degustar aquilo”.
O instrutor ressalta ainda que o programa inclui técnicas para fazer a maquiagem do alimento, que é o food styling. “Essa parte da maquiagem poucas pessoas fazem aqui no Nordeste, que é o de preparar alimentos fakes e maquiar pratos para criar um bom efeito visual. Imagine o que é fotografar sorvete, que ao tirar do freezer, ele derrete. A gente vai confeccionar alguns alimentos, tipo um mockup cenográfico, em que o aluno pode aprender a dar brilho numa carne, num legume, e por ai vai”, completa.
Com carga horária de 36h, o curso acontece no período de 28/05 a 07/06/2018, das 13h às 17h, de segunda a sexta. O investimento é de R$ 590,00 e pode ser efetuado nos cartões de crédito Master, Hiper e Visa. E para quem não tem os equipamentos fotográficos, não precisa se preocupar, a instituição disponibilizará todo o material de aprendizado.
Para efetuar a matrícula, os interessados devem comparecer pessoalmente à Central de Atendimento Senac (CAS), na Av. Visconde de Suassuna, nº 500, no bairro de Santo Amaro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Mais informações pelos telefones 0800 081 1688/ (81) 3413.6723 / 6775.