“Um mundo lúdico de fantasias”. Foi com essa temática que 12 alunas do curso de Confeitaria Temática do Senac, da instrutora Adriana Arregui, apresentaram uma mesa de doces repleta de personagens de contos de fadas e histórias infanto-juvenis: O Pequeno Príncipe, Lobo Mau e Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Os três Porquinhos e muitos outros.
Adriana explica que o curso é totalmente focado em confeitaria de temas. “O curso possibilita aos alunos aprenderem muitas técnicas e a aula visa a parte decorativa, modelagem com pasta americana. Eles trazem os produtos prontos, trufas, pão de mel, pirulito, entre outros, e aqui só montam a decoração”. A instrutora ressalta que para fazer a Confeitaria Temática, o aluno precisa ter feito o de Técnicas de Confeitaria antes. “Não precisa já saber modelar, mas tem que entender o básico da confeitaria, pois o propósito é modelar e desenvolver temas”.
Durante as aulas, Adriana explica que ensina a montar uma mesa de doces, a fazer uma peça em 2D, tridimensional ou chapada. “Os alunos aprendem como fazer uma mesa espelhada, ficha técnica, como atribuir preços e o público-alvo dele. Nesta didática a gente teve várias possibilidades. O aluno sai daqui capacitado para atender ao mercado de trabalho focado em festas. Tem gente que até larga o emprego para investir na carreira”.
Uma das alunas Gabriele Fonseca já tem seu próprio negócio. Ela já fez vários cursos no Senac e veio se especializar ainda mais. “Vim aprender técnicas que eu ainda não conhecia, pois quanto mais a gente se qualificar para o mercado de trabalho, melhor. Eu atuo com bolos temáticos, mas fazia tudo muito básico. Agora, depois do curso, ganhei confiança para explorar meus trabalhos ainda mais”.