Hoje (11), no Dia Nacional de Bike ao Trabalho, o Ecos, programa de sustentabilidade do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, promoveu ação para incentivar as pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte para vir trabalhar. Os colaboradores que chegaram pedalando foram presenteados com a camisa da campanha.
Na ocasião, também foram disponibilizadas, no Senac e Sesc Santo Amaro, 15 bicicletas da Tembici – sistema de bicicletas compartilhadas -, para os colaboradores e clientes que quisessem se divertir e desenferrujar. Aqueles que não sabiam pedalar contaram com o apoio de voluntários e profissionais de Educação Física do Sesc para aprender a andar sobre as duas rodas.
A coordenadora do Programa Ecos no Senac, Cecília Barreto, comenta que, apesar da cidade não possuir infraestrutura, há pessoas se aventurando e contribuindo para mobilidade urbana. “A ideia é que a iniciativa seja boa para o meio ambiente, emitindo menos gases que prejudiquem a Camada de Ozônio”, esclarece Cecília.
A colaboradora do Senac Marinalva Henrique achou a ideia muito interessante. “Sou apaixonada e morro de inveja de quem sabe pedalar. Essa é a segunda vez que estou tentando aprender. Um dos meus sonhos de consumo é andar de bicicleta para vir pedalando para o trabalho, para me libertar do ônibus”.
O instrutor Maurício Ciríaco, que é da Gerência de Planejamento do Sesc Pernambuco, mobilizou-se para fazer parte da ação. “Vim dar minha colaboração para incentivar as pessoas a usarem mais a bike, além de ajudar a quem não sabe ainda. O planeta agradece e andar de bicicleta melhora não só a saúde, como contribui para facilitar a mobilidade urbana. Esperamos que o governo se conscientize da necessidade de melhorar as vias para os ciclistas”.