2º Mercado Experience de 2024 destaca autenticidade, criatividade e ousadia para ter sucesso na moda

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    2º Mercado Experience de 2024 destaca autenticidade, criatividade e ousadia para ter sucesso na moda

    Para apresentar as perspectivas do mercado da moda para estudantes do setor, a Faculdade Senac promoveu uma roda de conversa entre docentes, discentes e empreendedores do ramo nesta sexta-feira (31).

    O momento contou com a presença da designer de moda e influenciadora digital Cuca Amorim, ex-aluna da faculdade, com Nestor Mádenes, diretor criativo e editor de moda, à frente do projeto de remodelagem da Fenearte e com Luana Melo, empreendedora criadora da marca Lua Cheia Acessórios.

    Na pauta, discussões sobre criatividade, inovação e autenticidade para que se tenha sucesso no mercado. “A Funcultura destina 32 milhões de reais para outras áreas, mas somente r$ 400 mil para moda. E por quê? Porque sequer temos projetos. Quem aqui já inscreveu projetos de moda?”, provocou Nestor.

    O diretor criativo e editor de moda instigou os alunos ainda a buscarem inspiração para trazer diferenciais no mercado e não fazer o que todo mundo faz. “O que é fácil? Nada é fácil, mas precisamos ousar. O Porto Digital está aí, estamos com a faca e o queijo na mão. Precisamos nos unir para fortalecer o mercado da moda em Pernambuco. Uma andorinha só não faz verão. Pernambuco sempre foi um estado muito rico, muito capaz, mas o mercado anda presunçoso, para não dizer preguiçoso”, disse.

    Luana Melo é uma jovem empreendedora que viu na pandemia uma oportunidade de empreender, e então deu início à sua marca. Ela compartilhou as dificuldades de começar seu negócio e relatou ter sido a Shopee a plataforma que fez as vendas decolarem. ““Você não precisa ser bom para começar, você precisa começar para ser bom. Eu não tinha muito dinheiro, não tinha como investir, então, comecei com o que tinha. O importante é não se deixar travar”, destacou.

    Já Cuca Amorim, que há mais de uma década é conhecida na internet como criadora de conteúdo digital, ressaltou que ter autenticidade é fundamental para crescer no mercado: “A maior inovação é ser nós mesmos, porque estamos em constante mudança e as pessoas querem conexão. Não é preciso mudar o sotaque, nem se ‘sudestizar’. O melhor que temos é a nossa essência; a autenticidade é o nosso super poder, é isso que conquista. Nunca fiz nada extraordinário, sigo fazendo meu ‘feijão com arroz’ bem feito”.

    Cuca ainda exemplificou com o exemplo da gigante loja Magalu. “A gente vê Luíza Trajano sempre aparecendo, para que as pessoas saibam que estão comprando de alguém. Pessoas gostam de histórias, de vida real, de se conectarem a outras pessoas”.

    “Com o evento, a gente buscou, da melhor forma, unir, né, um ponto muito importante na nossa formação, que é compreender a inovação, o empreendedorismo, e os desejos dos próprios estudantes. Esse foi o nosso grande objetivo. E os nomes vieram de uma forma muito natural, né? Então, Cuca é egressa da Faculdade de Senac. Eu tive a honra de ser professor dela na cadeira de marketing há mais de uma década e ela, de fato, é uma pessoa que desponta no universo digital, extremamente sagaz naquilo que faz. O Nestor é também uma referência para nós de Pernambuco, atua na moda há mais de 30 anos, com festivais importantes também na área de arte. E a Luana, da Lua Cheia, é uma jovem que está aí dando os primeiros passos em empreendedorismo já com muito êxito. Então a gente buscou trazer a ideia da inovação com empreendedorismo como sendo o próprio DNA da moda”, disse o docente do curso design de moda, Pedro Paulo Procópio.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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